Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Projeto Plante essa ideia com os alunos da Educação Infantil

 Neste ano de 2010, a Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches elaborou um projeto pedagógico para a Educação Infantil em torno de temas de grande importância em nossa sociedade: a decisão da UNESCO de determinar 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade e as eleições nacionais. O trabalho com esses temas permitiu alcançar resultados melhores, tanto em termos de aprendizagem, quanto de formação para a cidadania, a partir do interesse que as eleições e o meio ambiente despertam entre as crianças.

     O projeto “Eleições na floresta” envolveu as turmas de Educação Infantil em uma divertida simulação. Os alunos produziram uma campanha para eleger o representante da floresta, com as seguintes etapas:
  • Pesquisa sobre a nossa fauna, as características dos animais da floresta.
  •  Pesquisa sobre os problemas ambientais que existem nesse ecossistem
  • Escolha do animal e produção de material do candidato: texto coletivo relatando o que foi descoberto sobre o animal, desenhos, registros sobre como esse animal poderá resolver o problema que a floresta enfrenta, produção de slogan.
  • Votação para escolha do animal representante da floresta. 

No dia da eleição, os alunos usaram máscaras de animais, fizeram filas, assinaram os nomes na lista de presença e depositaram o voto na urna. No dia seguinte, eles participaram da contagem dos votos e ficaram ansiosos pelo resultado. 

Aluna assinando a lista de presença

Com a máscara, o aluno exercendo sua cidadania, votando no seu bichinho

Por fim, o bicho vencedor, o leão


2 comentários:

  1. Meus alunos tb participaram!!!!!Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS !!!
    GOSTEI DA INICIATIVA.

    VERINHA (ASSESSORIA DE 7ª CRE)

    ResponderExcluir